Minerais e minérios
Minerais e Minérios
2012
Robson Aparecido Afonso 06/09/2012
2012
Robson Aparecido Afonso 06/09/2012
INTRODUÇÃO Minerais e minérios.
Por definição científica, mineral é todo aquele material formado através de processos de origem inorgânica. Existe uma enorme variação entre os minerais: quanto à aparência, os minerais podem apresentar-se com diversas densidades, modos de cristalização, opacidades ou transparências, colorações etc. Os tipos de minerais que podem ser encontrados na natureza chegam a somar em torno de 2000, embora apenas por volta de 5% destes sejam encontrados facilmente (ao contrário de minerais mais raros, como o ouro, que é formado por um único elemento químico). De qualquer forma, a soma de todos os tipos de minerais faz deste material o mais abundante na composição da Terra. O estudo de todos os tipos de minerais é realizado pelo ramo da chamada Mineralogia. Os minerais de mesmo tipo, em quaisquer ocorrências destes na natureza, possuem mesma composição atômica. Um aspecto importante com relação aos minerais trata-se do modo de estruturação dos átomos que os compõem. A regularidade do padrão estrutural atômico para um tipo específico de mineral é sempre mantida. Este tipo de mineral refere-se aos cristais. O quartzo é um exemplo de cristal: na natureza, em quaisquer de suas ocorrências, o quartzo possui forma hexagonal. A regularidade do arranjo na estrutura atômica dos cristais fornece para cada tipo uma forma exterior bem definida.
Não dá para imaginar o mundo sem os recursos minerais, eles estão presentes em todas as partes e são indissociáveis com o nosso cotidiano. Mas, alguns termos e conceitos precisam ser esclarecidos.
O termo minério está associado a uma possibilidade de exploração econômica. Enquanto mineral designa uma substância natural presente na crosta terrestre. Interessante, também, é entender que uma rocha é um agregado de um ou mais minerais.
Minério (do latim minera, mina) é um