minerais e minérios
Não dá para imaginar o mundo sem os recursos minerais, eles estão presentes em todas as partes e são indissociáveis com o nosso cotidiano. Mas, alguns termos e conceitos precisam ser esclarecidos.
O termo está associado a uma possibilidade de exploração econômica. Enquanto mineral designa uma substância natural presente na crosta terrestre. Interessante, também é entender que uma rocha é um agregado de um ou mais minerais. Vejamos um exemplo:
A bauxita é um mineral do qual se extrai o alumínio. E a bauxita, por sua vez, é encontrada numa rocha com mistura de óxido de alumínio com outras substâncias que podem ser chamadas de impureza da bauxita e após a purificação da bauxita obtem-se a aluminia.
Um outro fator interessante se dá com a hematita, o mineiro de ferro. Ela pode ser apenas um mineral acessório em várias rochas (granitódes, gnaisse), porém num minério de ferro ela está muito concentrada sendo viável sua exploração econômica.
Um mineral pode ser associado a dois tipos de minerais. Um é o mineral do minério, o que possui concentrações que possibilitam a exploração economica. E outro é chamado de ganga, este não apresenta quantidade que posssibilitam uma exploração economica. De todo modo, mineral e minério de ganga não são conceitos absolutos , porque:
“uma vez que um mesmo mineral pode passar de uma a outra categoria conforme o depósito mineral considerado ou até pertencer a ambas categorias em um mesmo minério.”(TEIXEIRA, Wilson:[et al ]. P. 452)
Os minerais também podem ser metálicos e não-metálicos, apesar desses termos refletirem um certo artificialismo. O mineral metálico normalmente necessita de algum trabalho para ser usado, transformando-o em metais ou ligas metálicas, já os não-metálicos podem ser utilizados sem grandes modificações.
Recursos Minerais do Brasil
O Brasil é muito rico em recursos minerais. Os países com maior potencial mineral são, além do Brasil: