Minerais e minérios
Minerais e Minérios
Minerais: Elementos ou compostos químicos formados por processos inorgânicos, o qual tem uma composição química definida e ocorre naturalmente na crosta terrestre ou pode se desenvolver na água, podendo dividir-se em sólidos, líquidos ou gasosos (como o carvão, o petróleo e o gás natural), em puros (como o ouro, a prata e o carvão) ou em compostos (como o sal, a piritas de ferro e o quartzo). Minérios: Mineral ou associação de minerais de que se podem extrair metais ou substâncias não metálicas, por processos físicos, químicos ou térmicos, e com vantagens econômicas.
Ou seja, mineral é como ele se encontra na natureza e minério é o nome dado ao produto extraído e comercializado que geralmente é matéria prima para indústrias.
Exemplos de Minerais
Magnetita:
Composição: FeO (Óxido de ferro) e Fe2O3 (Óxido de ferro III).
Classificação: Mineral magnético.
Características: Dureza: 5,5 – 6,5 (na escala de Mohs, que o máximo é 10). É quebradiça. Brilho: Metálico. Peso: 5,17 – 5,18. Densidade: 5,1 g/cm3. Fortemente magnética e desaparece acima de 550°C. Apresenta forma cristalina. Cor: Preta.
Diamante:
Composição: C (Carbono).
Classificação: é classificado através da sua cor, pureza, peso e lapidação.
Características: Dureza: 10 (Na escala de Mohs, o máximo é 10) é o mineral mais duro. Não pode ser riscado por nenhum outro mineral. É muito frágil. Peso: 3516 – 3525 Densidade: 3,52 g/cm3.