MINERAIS NA NUTRIÇÃO DE MONOGÁSTRICOS
Centro de Ciências Agrárias – CCA
Departamento de Zootecnia – DZO
Disciplina: Nutrição Animal
Profº. Agostinho Valente
MACROMINERAIS NA NUTRIÇÃO
MONOGÁSTRICOS (Ca, P, K, Na Cl)
Acadêmico:
Alexander
Albir Junior
Aurifrank
Bruno
Elieser
Valbério
Valmir
Teresina PI, Junho / 2014.
INTRODUÇÃO
Os elementos minerais, apesar de serem aproximadamente 4% da constituição do corpo dos animais adultos, mais especificamente 3 a 4% do peso vivo das aves e 2,8 a 3,2% do peso vivo dos suínos, são nutrientes que, juntamente com a energia e a proteína, desempenham funções essenciais para o desempenho satisfatório. Quatro elementos orgânicos (carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio), respondem por 96% do peso dos animais (sem o conteúdo gastrintestinal) e cerca de 40 outros aparecem no organismo de forma mensurável em quantidades e concentrações muito variáveis.
Neste trabalho serão abordados os macrominerais cálcio (Ca), fósforo (P), os quais apresentam uma estreita correlação no metabolismo orgânico principalmente no que se refere à absorção e níveis séricos, bem como na formação dos ossos. Também serão abordados o sódio (Na), potássio (K) e cloro(Cl), que juntos são responsáveis pelo balanço eletrolítico, ou seja, o equilíbrio iônico dos fluidos orgânicos que regula o balanço ácido-básico para manutenção da homeostase orgânica.
FUNÇÕES GERAIS DOS MINERAIS
De maneira geral os minerais atuam no organismo animal desempenhando as mais variadas funções. No entanto, podem ser destacadas algumas mais relevantes como sua participação na formação do tecido conectivo, bem como a manutenção da homeostase dos fluidos orgânicos e do equilíbrio da membrana celular.
Os minerais atuam ainda como catalisadores de reações bioquímicas, principalmente relacionada com os microelementos incorporados ou associados às enzimas, coenzimas ou co-fatores, metaloproteínas e hormônios, estes elementos têm papel fundamental como reguladores da