minerais mais frequentes nas rochas
Possuem dois planos de clivagem, que são perpendiculares. Cristaliza-se no sistema monoclínico. A sua dureza é igual a 6, com densidade igual a 2.56-2.58 e brilho vítreo a nacarado. Em termos de cor pode ser branca, cinzenta, amarela ou vermelha; raramente verde. Por meteorização, o ortoclásio converte-se em caulino.
O ortoclásio é um constituinte comum da maior parte dos granitos e outras rochas ígneas félsicas, ocorrendo frequentemente sob a forma de macrocristais ou massas em veios pegmatíticos. É utilizada na fabricação de porcelanas e como constituinte de pós abrasivos.
Figura SEQ Figura \* ARABIC 1: Ortoclásio lapidado
Figura SEQ Figura \* ARABIC 2: Ortoclásio lapidado
Plagioclásios - Ao contrário de outros feldspatos tem ângulo entre as clivagens diferentes de 90º, possuem simetria triclínica com tetraedros de (Si,Al), formando um esqueleto tridimensional, com os grandes espaços intersticiais preenchidos por íons Na e Ca. As estruturas em seus pormenores são complexas e variam de acordo com a composição química, as condições de cristalização e a história térmica.
Os plagioclásios formam uma série completa de solução sólida entre o extremo sódico Albita (NaAl3SiO8) até o extremo cálcico Anortita (CaAl2Si2O8). O cálcio substitui o sódio em todas as proporções. A série é dividida em seis espécies de acordo com as quantidades relativas de albita e de anortita, e utiliza-se aqui o percentual de anortita para indicar: Albita (0-10%), Oligoclásio (10-30%), Andesina (30-50%), Labradorita (50-70%), Bitownita (70-90%), Anortita (90-100%). Essas