Metamorfismo Trabalho De Geologia
As rochas sedimentares e as rochas magmáticas formam-se num domínio termodinâmico bem definido. As sedimentares formam-se a baixa temperatura e a baixa pressão. As magmáticas formam-se a temperatura mais elevada (650 a 1200 ºC) e a pressões variáveis, que podem ir de uma atmosfera, no caso das rochas vulcânicas de superfície, a milhares de atmosferas, atingidas à alguns quilómetros de profundidade.
Os minerais são estáveis em domínios bem definidos de pressão e temperatura.Os minerais das rochas formadas a profundidade eque atingem a superfície por ação da erosão ou por efeito de erupções vulcânicas modificam-se. Ocorre alteração. Da mesmamaneira, por efeito de afundamento, as rochas vão sendo sujeitas a altas temperaturas e elevadas pressões, transformando-se. É o metamorfismo.O domínio das rochas metamórficas varia entre temperaturas de 50 ºC à 650-700 ºC, e a pressão varia entre algumas atmosferas e milhares de atmosferas.
O limite superior do metamorfismo corresponde à fusão total das rochas. Este fenómeno depende em grande parte da hidratação do meio, da temperatura e da pressão. O metamorfismo pode definir-se como o conjunto de modificações ocorridas no estadosólido na composição e na estrutura de uma rocha submetida a condições de temperatura e de pressão diferentes daquelas em quese formou. Com esta definição de metamorfismo podemos afirmar que se afectar as rochas sedimentares, trata-se de parametamorfismo; se atua sobre rochas magmáticas, designa-se por ortometamorfismo; e, finalmente, se atua sobre rochas já metamorfizadas designa-se polimetamorfismo.
No interior do domínio metamórfico, como a temperatura e a pressão apresentam um grande domínio de variação, não se pode falar de um metamorfismo, mas de graus de metamorfismo.
Entre os fatores