Minerais- albite
Classificação Mineral
Figura 1- Amostra de Albite
Fig 2- Ligação tetraédrica da Albite A Albite é um mineral da classe dos Silicatos, uma vez que possui na sua constituição a unidade química dos silicatos SixOx. É pertencente à subclasse dos tectosilicatos dada a sua ligação tetraédrica entre os átomos de Silício e de Oxigénio. Por fim, ingressa no grupo dos feldspatos por força das suas características físicas e pela sua origem ígnea.
Propriedades Físicas A Albite é um mineral cristalino de forma bem definida. É translúcido, sendo o seu índice de refracção de 1,527. É alocromático e tingido geralmente pela cor branca, podendo também apresentar sombras de amarelo, castanho, laranja ou azul. Quanto à risca, o traço da Albite é branco. Além disso, possui um brilho vulgar ou não metálico vítreo. Na escala de Mohs, apresenta uma dureza que varia entre 6 e 6,5 e possui ainda uma densidade de 2,615g/cm3. Finalmente, no que toca à clivagem, ela é perfeita com zonas de ruptura muito bem definidas.
Propriedades Químicas A Albite é um mineral definido pela fórmula NaAlSi3O8, ainda que possam existir pequenas variações quanto à combinação atómica e consequentemente na organização molecular, das quais resulta a alteração da cor do mineral. O seu ponto de fusão é o mais baixo de todos os feldspatos e ronda os 1150ºC, sendo que este será o último a cristalizar. Dadas estas características, é comum encontrarem-se em rochas magmáticas de lento arrefecimento como o granito.
Tiago Silva