Estudo de caso
Questões
1- Quais as causas principais do conflito entre Ricardo e seus filhos?
Devido á alta competitividade presente no mercado, Ricardo foi induzido a investir em novas tecnologias e a buscar inovações, o que a longo prazo deixou a situação financeira da empresa muito delicada. Diante dos fatos, a mudança na maneira de administrar, o que antes era uma pequena empresa e aos poucos se tornou uma grande organização, foi imprescindível, onde a diferença de formação entre o pai e os filhos e as divergências de idéias, foram pontos cruciais para o inicio dos conflitos entre eles.
2 – Quem deve “mandar” na empresa?
Apesar da experiência de Ricardo, os filhos devem tomar as rédeas da empresa, devido ao conhecimento técnico e acadêmico aguçado e por terem uma visão mais ampla de mercado.
3 – Qual o peso relativo da experiência e da educação formal, no processo de administrar a empresa?
Ambas são de grande relevância, mas de acordo com o crescimento da empresa, somente a experiência prática e uma educação básica não são suficientes, para se ter uma administração bem sucedida é necessário uma formação educacional em diversas áreas, qualificação acadêmica e espírito de liderança.
4 – Você acha que um consultor é necessário? Que papel ele teria? Como você convenceria Ricardo de sua necessidade?
Em virtude da situação financeira delicada e o aumento da concorrência, a presença de um consultor qualificado é extremante importante para enfrentar os novos desafios da empresa.
Com os objetivos de planejar, organizar, liderar e controlar, o consultor buscaria maneiras eficazes de recuperar e motivar a empresa.
Convenceríamos o Ricardo, mostrando que até mesmo nas grandes empresas multinacionais, a contratação de um consultor se faz necessária para reversão de uma situação negativa e para progressivos benefícios.
5 - Quais as conseqüências previsíveis de Ricardo continuar administrando a empresa?
Devido a uma