Planta de formas
H
Li
BI!
B
O
F
Na
MIJ
AI
Si
S
CI
K
Ca
Se
Ti
Cr
Mn
FI!
Ni
Cu
Zn
'I
Zr
Cs
Ba
La
Hf
Pb
Bi
Lu
Th
U
Fig. 133
Os silicatos incluem um grande número de minerais. Muitos destes são bastante raros, mas outros constituem uma grande parte da crusta terrestre. A crusta tem sido estimada como sendo constituida por 95% de minerais silicatados, dos quais cerca de 60% são feldspatos e 12% quartzo. A predominância dos silicatos e aluminossilicatos reflecte a abundância de oxigénio, silício e alumínio, que são os mais vulgares elementos da crusta.
Oxigénio = 47% Silício = 28% Alumínio = 8%
208
Antes de entrarmos prl>priamente no estudo descritivo dos silicatos, vamos fazer algumas considerações sobre a sua estrutura.
ESTRUTURA DOS SILlCATOS _ tetraedro ISi o,r
As estruturas dos düerentes silicatos t_m como unidade fundamental o grupo [SiO,]'- em que os quatro Q ocupam os vér tices dum tetraedro regular em cujo centro se encontra o Si. A partir deste tetraedro base, por união de certo número de Q de tetraedros vizinhos, constroem-se os edüícíos estruturais dos diferentes silicatos.
A união dos tetraedros pode fazer -se por fusão segundo um vértice (1 Q comum), segundo dois vértices (2 Q comuns), segundo 3 ou 4 vértices, consequentemente com 1, 2, 3 ou 4 tetraedros vizinhos.
Como sabemos os minerais silicatados são formados por edüíciol;1 atómicos el_ctricamente equilibrados. Vejamos o caso do quartzo. Este mineral é formado por um empilhamento de te traedro [Si 0,]'- , posto que os Q vão fundir-se 2 a 2 e contam por metade. Assim Si = 4+ e Q = 1/2 (4 x 2) = 4- donde o quartzo ter a fórmula [sio_Tn = Si O2' Quanto ao importante grupo dos feldspatos verüica-se que Si4+ pode