Mineiros No Chile
Introdução
1
Os 33 mineiros de San José
2
Chile: As histórias dos 33 mineiros
2
O Resgate
15
Conclusão
18
Referências Bibliográficas
19
INTRODUÇÃO
O trabalho nas minas em todo o mundo nunca foi muito seguro, já que as escavações são mal feitas, as instalações não são fiscalizadas, os mineiros não são escutados. Um exemplo para esse caso é a situação dos desastres da mineração na China, a catástrofe da mina Tunlan no dia 21 de fevereiro em 2009 aconteceu, na província chinesa de Shanxi às 02h00.
No momento da explosão havia 436 trabalhadores na mina. O que ocorreu na mina da China se repetiu no desmoronamento da mina no Chile colocando a vida de 33 mineiros em risco, eles ficaram presos no dia 05 de agosto de 2010 a 700 metros de profundidade. No dia 13 de outubro depois de 69 dias de confinamento os mineiros foram resgatados.
Os 33 mineiros de San José
Em 5 de agosto, um desmoronamento na mina de San José, no deserto do Atacama, no Chile, deixou 33 operários presos em uma galeria a 700 metros de profundidade. Após 17 dias de sondagens, as equipes de resgate conseguiram contato com o grupo. Deu-se então início a uma cuidadosa operação de salvamento, inicialmente prevista para durar até quatro meses. Em 13 de outubro, após 69 dias de confinamento, todos os 33 mineiros foram resgatados.
Chile: As histórias dos 33 mineiros
Álex Vega
Aos 31 anos, pai de dois filhos, Álex diz que o confinamento é uma tortura. Sua esposa, Jessica Salgado, queria que ele abandonasse o trabalho na mina, mas ele recusou o pedido, pois precisa do dinheiro para terminar a construção de sua casa.
Ariel Ticona
Apesar de estar entre os 33 mineiros presos na mina chilena, Ariel Ticona pode se considerar um homem de sorte. Aos 29 anos, Ticona pode estar separado de sua família por toneladas de rochas e terras, mas conseguiu acompanhar, por vídeo, o nascimento de sua filha. Esperanza Elizabeth nasceu no dia 14 de setembro e é a terceira filha do