Acidente com mineiros no Chile
33 mineiros (32 chilenos e 1 boliviano) por 69 dias no fundo da mina San José, com mais de 66 metros de profundidade, em Atacama, norte do Chile.
O incidente não causou mortes, porém gerou um trabalho desafiador à equipe de resgate, que além de enfrentar dificuldades de contato com os mineiros, tinha o grande problema de acesso ao local onde eles estavam soterrados. Sob outro ângulo, há de se reconhecer o desafio dos mineiros, que soterrados, mantiveram a temperança/o equilíbrio diante da situação da ausência de luz, alimento e até mesmo oxigênio.
Nessas duas situações podemos inferir que Tempo era uma questão incontrolável e de sobrevivência, pois, quanto mais a Equipe de resgate demorava/atrasava para perfurar o poço, que daria acesso ao saguão onde estavam a loja dos os trabalhadores, mais tempo os mineiros estariam sem alimento, sem ar e sem luz, podendo ou não sobreviver a tal situação.
É inegável a importância da atuação em Equipe nessa conjuntura. De um lado havia uma equipe que objetivava o resgate dos trabalhadores, de outro, os trabalhadores que buscavam sobreviver, ambas estavam subordinadas ao Tempo, ao risco de outros/novos acidentes (desmoronamentos) e à exposição ao calor e ao frio. Neste sentido, é salutar e conveniente reconhecer o papel de um Líder, pois é ele quem deve direcionar