Milton santos-o mundo global visto do lado de cá
Encontro com Milton Santos é um documentário produzido pelo cineasta brasileiro Silvio Tendler, onde ele junto ao geografo Milton Santos discute os problemas da globalização sob o olhar dos países em desenvolvimento. Milton Santos considera-se um intelectual outsider , que significa Indivíduo que não pertence a um grupo determinado,ele não pertence a nenhum grupo politco nem de intelectuais. Dando assim a entender que ele não patrocinava certos ideais.
No documentario é realçada informações sobre a globalização, a sociedade de consumo, as divisões que esta sociedade se encontra, o território, os efeitos da globalização, as crises que causadas pela globalização. Milton Santos afirma que O Comsumo é o grande fundamentalismo e é sagaz quando fala que devemos considerar a existência de três mundos em um só: a globalização como é posta, a globalização da perversidade e o mundo por uma outra globalização.Com o consenso de washinton ocorreu em Cochabamba,na Bolivia a privatização da agua potável, oconsenso de washinton surgio para privatizar bens públicos e essências para sobrevivência ,reduzir os gatos sociais da parte governo,e serviu para o desregulamentação do mercado de trabalho. O governo finalmente abril mão da privatização em 10 de abril.
Em meio à crise financeira , ao estado de caos que se encontra, ocorre o crescimento do desemprego, a fome e a falta de moradia que cada vez mais se alastra. Fabricas são fechadas deixando mais desempregados, altos funcionários catam papel.
Os baixos salários, o estado de mendicância e miséria em que as pessoas são postas, crescem pelo ponto de vista diretamente proporcional ao que chamamos globalização da perversidade, em que a pobreza é vista com naturalidade. Em que o governo não enxerga a miséria pela qual as pessoas passam e nem querem ver.
Esse processo só nos mostra que no sistema capitalista, o desemprego, a pobreza , a miséria e a fome