Milton Friedman
Biografia, Neoliberalismo e sua influência na Administração
Contemporânea
Aluno: Bruno Darim
São Paulo, 27 de Março de 2012
Turma NC3
A vida de Milton Friedman
O economista americano Milton Friedman, é considerado o mais importante teórico da Escola Monetarista, um dos pais do que conhecemos como neoliberalismo. Nasceu em 31 de julho de 1912, no bairro do Brooklyn, na cidade de Nova York.
Foi educado na escola pública e graduou-se na Rahway High
School em 1928. Após a morte de seu pai, foi agraciado com uma bolsa do State of New Jersey na Rutgers University, onde se formou em Matemática em 1932. Cursou o mestrado em Economia na
Universidade de Chicago e trabalhou com Frank Knight que se destacava por suas teses conservadoras. Nessa época começou a pensar na ideia de que a solução para os problemas de uma sociedade é dada por um sistema de competitividade e liberdade absoluta. Na universidade de Chicago conheceu Rose Director, com quem se casou.
A vida de Milton Friedman
Em 1935 participou do Programa de Reconstrução do New Deal, argumentando que a política de Roosevelt teria prolongado a depressão econômica e social ao ter redirecionado os recursos escassos para investimentos não viáveis na época. Entre 1941 e 1943 trabalhou no Departamento de Tesouro dos Estados Unidos, de onde saiu para trabalhar na Columbia University, onde permaneceu até 1945. Trabalhou como consultor do Plano
Marshall e teve suas ideias aplicadas no governo Nixon. Por suas realizações nos campos da análise do consumo, da história monetária e da teoria e demonstração da complexidade da política de estabilização, recebeu o Prêmio Nobel, em Estocolmo, em 1976.
As idéias defendidas por Friedman, como a de que a organização econômica mais eficaz seria o capitalismo competitivo, o livre Mercado, a livre concorrência, no qual ao Estado só caberia estabelecer as regras do jogo, foram postas em prática a partir dos anos 70.
Obras Importantes
. História Monetária dos Estados