DISSERTATIVA LITERATURA
Existem alguns elementos que compõe a estrutura de uma narrativa, sendo eles: Tempo, Espaço, Enredo, Personagens e Narrador.
O Tempo pode ser considerado como o intervalo de tempos que os fatos ocorrem. Podendo ser cronológico ou psicológico.
O Espaço é onde a narrativa acontece, e é imprescindível. Devendo ser esclarecido preferencialmente no início do texto.
Enredo pode ser chamado também de trama ou intriga, e é o que constitui a estrutura do texto narrativo. Ou seja, é o fato em si. Aquilo que ocorreu, e o que está sendo narrado.
Os Personagens de uma narrativa podem ser classificados como: Protagonista, que é nele que se concentra a narrativa. Antagonista, que é o personagem que se opõe ao personagem principal e Personagens Secundários, que participam da narrativa, mas não compõe o centro de interesse do texto.
O Narrador pode ser personagem, que participa ativamente no texto, e descreve os fatos em 1ª pessoa, assumindo a função tanto de narrador quanto personagem. Mas também pode ser narrador-observador que participa observando a história, pois descreve os fatos em 3ª pessoa, e se encontra fora das ações que envolvem a narrativa.
Nos textos narrativos, existem três tipos de discurso, o Discurso Direto, Discurso Indireto e o Discurso Indireto Livre.
No Discurso Direto, o narrador permite que o personagem se expresse. Dando vida a própria narração. Como exemplo, um trecho do texto de Clarice Lispector, “Viagem a Petrópolis”:
O rapaz, disse para as irmãs:
— Acho melhor não pararmos defronte, para evitar histórias. Ela salta do carro, a gente ensina aonde é, ela vai sozinha e dá o recado de que é para ficar.
Uma das moças da casa perturbou-se: receava que o irmão, com uma incompreensão típica de homem, falasse demais diante da namorada. Eles não visitavam mais o irmão de