MILK RUN
Milk Run, tratduzida ao pé da letra, corrida do leite, trata-se de uma antiga prática logística de abastecimento, originada nos tradicionais sistemas de abastecimento das usinas de leite. É uma coleta programada de materias primas em diversos fornecedores, onde apenas um caminhão fica responsável por todas coletas, com rota, horário e quantidade pré-definido.
Este sistema de coleta programada de matérias primas, Milk Run, pode ser realizado pela própria indústria: a indústria gerencia o melhor itinerário para seu veículo de coleta, determinando a quantidade de matérias primas necessárias para coletar em cada fornecedor, dentro de uma determinada rota, visando aproveitar melhor a capacidade de seu veículo de transporte. Outra forma de trabalho, dentro deste sistema, é a indústria executar o trabalho de encontrar a melhor roteirização e determinar a quantidade de matérias primas necessárias que devem ser coletadas de cada fornecedor em cada viagem, e a coleta, propriamente dita, ser realizada por terceiro (transportadora). Uma terceira forma de trabalho é a indústria determinar a quantidade de peças e/ou matérias primas a serem coletadas, quando estas peças e/ou matérias primas serão necessárias em suas plantas e um operador logístico executar a tarefa de determinar a melhor roteirização para a coleta das peças e/ou matérias primas, visando sempre atender o plano de produção da indústria para que a linha de montagem não venha a ficar desabastecida de matérias primas ou componentes.
O sistema Milk Run não deve envolver mais que quatro ou cinco fornecedores, os quais são geralmente escolhidos pela proximidade geográfica. Se alguns são próximos uns dos outros, pode ser utilizado um critério grupal para o destino à planta.
As rotas do sistema Milk Run podem ser planejadas utilizando sistemas de mapas on-line, mas levando em consideração fatores como passagem de fronteiras, trânsito e condições de tempo e o controle de tráfego, requer uma análise