Miguel Trabalho De Filosofia
Respostas às questões sobre o filme ‘A Origem’.
1. Não é fácil distinguir entre realidade e sonho pois quando sonhamos sentimos com tanta ou mais precisão as emoções e os objetos como na realidade. Assim podemos afirmar que o nosso subconsciente é movido por uma vontade inconsciente.
2. No filme ‘A Origem’ a equipa tem um objeto (totem) que os ajuda a distinguir a realidade do sonho e apenas assim é possível acreditar se nos encontramos no sonho ou na realidade. Se o objeto ou totem se mantiver de pé quer dizer que as personagens do filme estão presentes num sonho, mas se o objeto cair irá informa-los de que estes estão perante a realidade.
3. A figura no filme que poderia representar o “génio maligno” de Descartes seria o Dom Cobb.
4. Não.
5. Sim. A situação que senti que era real foi uma vez ter sonhado que estava com todos os meus amigos numa festa, mas depois quando acordei apercebi-me de que tudo não passava de um sonho ainda que parece-se bastante real, como se estivesse a viver aquele momento.
6.
7. Podemos afirmar que no final Dom Cobb vivia uma realidade, pois antes de este ir abraçar os filhos deixou o totem a rodar para averiguarmos se aquele momento se tratava da realidade ou de um sonho e a verdade é que o totem continuou em pé até ao final do filme. O que é certo é que mesmo no final o totem começou a balançar, o que quer dizer que muito provavelmente o totem iria cair e assim provar que Dom Cobb estava perante a realidade. O final do filme pode provocar muitas dúvidas nos espectadores pois não se pode concluir com toda a certeza se o totem cai ou não, mas talvez essa seja a intenção do filme para criar discussões inteligentes acerca do sonho e da realidade.
8. Se pudesse criar uma realidade alternativa seria um mundo onde reinasse a paz e a entreajuda em toda a população, onde todos pudessem ser felizes ao lado das pessoas que mais gostam, sem problemas, conflitos ou guerras.