Mies Van der Rohe
DER ROHE
MIES VAN
DER ROHE
UNIVALI – UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
HISTÓRIA E TEORIA DA AQUITETURA E URBANISMO
Julia Mendes Vieira | Kahuana S. Zarpellon
Lucas A. P. Domingos | Natalia Schreiber Silva
Thaynara Marconato
MIES
Mies nasceu na Alemanha em 1886, foi naturalizado americano, e foi na américa que morreu, em Chicago em
1969 com 83 anos.
Foi um dos maiores nome da arquitetura do século XX, é também considerado por muitos o maior representante do modernismo ao lado de nomes como Frank Gehry e Le
Corbusier.
Em 1919 criou a Bauhaus, com Walter Gropius, a fim de formar artesãos, escultores, pintores e arquitetos para desenvolver novos produtos industriais.
CARACTERÍSTICAS
Pioneiro da arquitetura moderna, promoveu suas experiências influenciado pelo Expressionismo,
Suprematismo e Construtivismo russo, o estilo de Mies era definido por ele mesmo como "pele e osso". Uma técnica perfeita em detalhes, uma abordagem racional, "limpeza" da forma e preceitos minimalistas. “Menos é mais”, costumava dizer o arquiteto.
ESTRUTURA APARENTE
Uma das características que se nota com frequência no trabalho do Mies é o uso da estrutura aparente em suas obras. Usando materiais nobres ou incomuns fazia questão de não esconder a estrutura de suas obras como uma maneira de expressar uma arquitetura pura.
“Toda forma que não é determinada pela estrutura deve ser repudiada“ PAVILHÃO
DE
BARCELONA
1929
CASA
FARNSWORTH
1951
MINIMALISMO
“Menos é mais” ainda é uma frase muito usada hoje, foi criada por Mies para justificar seu minimalismo. O arquiteto presava pela simplicidade. Suas obras tinham poucas cores e o uso da variação dos materiais era feito de forma sutil. O minimalismo de Mies era visto tanto por fora como dentro de suas obras. Se por fora predominavam as poucas linhas e as formas puras, por dentro era sempre repleto de branco e poucos moveis, em sua maioria leves.
CASA
FARNSWORTH
1951