Classificação das ondas - Física
1.Classificação das ondas
A) Quanto à natureza:
Ondas Mecânicas: são ondas que necessitam de um meio material para se propagar, ou seja, sua propagação envolve o transporte de energia cinética e potencial e depende da elasticidade do meio. Por isto não é capaz de propagar-se no vácuo. Alguns exemplos são os que acontecem em molas e cordas, sons e em superfícies de líquidos.
Ondas Eletromagnéticas: são ondas geradas por cargas elétricas oscilantes e sua propagação não depende do meio em que se encontram, podendo propagar-se no vácuo e em determinados meios materiais. Alguns exemplos são as ondas de rádio, de radar, os raios x e as microondas.
Todas as ondas eletromagnéticas tem em comum a sua velocidade de propagação no vácuo, próxima a 300000km/s, que é equivalente a 1080000000km/h.
Ondas Materiais: São ondas associadas com elétrons, prótons e outra s partículas fundamentais. Olhar na apostila!
B) Quanto à Dimensão:
Ondas unidimensionais: são aquelas que se propagam em apenas uma direção. Exemplo: onda em uma corda.
Ondas bidimensionais: são as ondas que se propagam em duas direções ou em um plano formado por dois eixos (plano cartesiano, por exemplo). Exemplo: ao jogar uma pedra na superfície de um lago formam-se ondas circulares que se propagam em duas dimensões.
Ondas tridimensionais: são as ondas que se propagam no espaço, ou seja, em todas as direções como, por exemplo: as ondas sonoras.
C) Quanto à Direção de propagação e vibração
Onda transversal: São ondas em que as vibrações ocorrem perpendicularmente à direção de propagação, como está ilustrado na parte superior da figura.
Para ilustrar este raciocínio, consideremos uma corda esticada e disposta horizontalmente. Ao sacudirmos a extremidade esquerda da corda, surge um pulso que se propaga ao longo dela, indo para a direita. Este pulso provoca um movimento vertical de sobe-e-desce nos pontos da corda atingidos. O movimento de sobe-e-desce