historia da escola ryota oyama
292 palavras
2 páginas
. HISTÓRICO DA ESCOLA ESTADUAL “RYOTA OYAMA” A Escola Estadual Ryota Oyama foi criada no dia 07 de fevereiro de 1972, pelo Decreto nº 6998 e publicado no Diário Oficial no dia 22 de fevereiro de 1972, na administração do prefeito Gláucio Bentes Gonçalves. Já dirigiram a escola os professores Antonio Wilson Cabral Mourão e Jamil Viana de Medeiros e atualmente tem como gestora a professora Maria do Carmo Nunes de Oliveira, nomeada para o cargo através da Portaria GS 405/15.05. 05.
Esta conceituada instituição funciona com instalações próprias numa área construída de 776,91m², com capacidade para atender 800 alunos. Está localizada no Centro da cidade de Parintins, sito a Rua 31 de março, nº 144, funcionando nos turnos matutino e vespertino, nos quais oferece o Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano.
A escola tem como patrono o precursor da juta no Estado do Amazonas, o japonês Ryota Oyama, que nasceu no Japão em Okayama no ano de 1882. No mês de agosto de 1933, Ryota Oyama deixou o Japão e rumou para o Brasil. Dois meses depois, chegou ao Rio de Janeiro de onde foi para o Amazonas. Aos 05 de outubro de 1933, desembarcou em Parintins, seguindo para a Vila Amazônia, onde começou a cultivar a juta, precisamente na Ilha Formosa, no Paraná do Ramos.
Ryota Oyama recebeu inúmeras condecorações. Aos 15 dias do mês de maio de 1972, faleceu vítima de colapso cardíaco, deixando um legado de uma história de contribuição e participação na economia do município. Daí o porquê a homenagem para que seu nome se mantenha vivo na memória dos parintinenses.
Atualmente, funciona com 16 turmas, em dois turnos, atendendo tanto no turno matutino como no vespertino o Ensino