MIDIAS SOCIAIS X SERVIÇO SOCIAL
SÃO PAULO
2013
MIDIAS SOCIAIS X SERVIÇO SOCIAL
SÃO PAULO
2013
Mídia e Serviço Social: os meios de comunicação social como instrumento de trabalho para os assistentes sociais.
A proposta da comunicação como instrumento de trabalho para o Serviço Social, projeta-se nas três dimensões prático-crítico do instrumental: técnico-operativo, teórico-metodológico e ético-política do serviço social, estas que concebem um profissional capaz de produzir respostas às demandas da realidade histórico-social.
Essas três dimensões de competências nunca podem ser desenvolvidas separadamente – caso contrário, cairemos nas armadilhas da fragmentação e da despolitização, tão presentes no passado histórico do Serviço Social (Carvalho & Iamamoto, apud SOUZA, 2008, P. 122).
Desse modo, a discussão impetrará uma análise dialética com a ampla área dos meios de comunicação social, abordando elementos como: cidadania, direito de expressão, Questão Social e observar como estes se apresentam e se relacionam. Além dos referenciais pontuados na Política de Comunicação¹ do conjunto CFESS/CRESS, no sentido de projetar o saber técnico-operativo profissional para as categorias acima citadas em relação com as diretrizes postas pela Política de Comunicação.
Outro ponto é a dialética representada no interior do sistema capitalista, na qual o serviço social se insere. Nesse caso é importante caracterizar a racionalidade da mídia dentro da sociedade capitalista e pontuar aspectos relevantes no qual essas duas categorias se relacionam – Mídia e Capitalismo, observando a forma como estão organizados os meios de comunicação e estes em concernente ao capitalismo.
A discussão sobre a mídia demanda uma representação histórica. Uma análise breve perpassando pelo desenvolvimento da “prensa gráfica até a internet”, isso significa mostra os contextos sociais no qual