Microscópio
Objetivos
Separar os componentes de uma mistura de água e areia;
Separar os componentes de uma mistura de água e azeite;
Conhecer e identificar instrumentos e técnicas para observação dos processos de separação e purificação.
Tarefas a desenvolver:
Realizar a atividade prática referente ao protocolo “Técnicas laboratoriais de separação e purificação da página 38 do manual adotado”;
Elaborar um relatório da atividade, de acordo com as orientações dadas;
Entregar o relatório escrito.
Introdução
Na aula de Físico-química, foi-nos dada a tarefa de realizar uma atividade laboratorial com o tema: Separar e Purificar. Para iniciarmos este projeto, foi necessário proceder à realização de uma pesquisa sobre os processos de separação e técnicas adequadas para a sua aplicação.
1.Decantação sólido-líquido
Quando se pretende separar um sólido de um líquido podem utilizar-se, para além da decantação, técnicas como a evaporação. No entanto, quando o sólido é muito mais denso do que o líquido e quando está presente em grande quantidade, assenta facilmente no fundo do recipiente que contém a mistura e utiliza-se, normalmente, a decantação.
2.Decantação líquido-líquido
Para separar dois líquidos imiscíveis, colocam-se estes numa ampola ou funil de decantação, agita-se e espera-se que estes se separam. De seguida, retira-se a tampa da ampola e abre-se a torneira lentamente, recolhendo-se os líquidos separadamente.
Se pretende separar o líquido mais denso (que está por baixo) deve fechar-se a torneira antes que este seja completamente removido; caso se pretenda isolar o líquido menos denso, remove-se um pouco deste líquido conjuntamente com o mais denso antes de fechar a torneira, e só depois ele é recolhido.
3.Filtração por gravidade
Na filtração por ação da gravidade faz-se passar a mistura através de um material poroso, o filtro, que tem como função a retenção das partículas sólidas