Microscópio e seus componentes
2. Tubo ou canhão: Serve de suporte para as lentes oculares.
3. Revólver ou Tambor: Utensílio giratório que tem como função portar as lentes objetivas. Objetivas são um sistema de lentes com diferentes aumentos e seu número varia de acordo com o microscópio.
4. Lentes objetivas: Geralmente, há três ou quatro lentes objetivas em um microscópio, consistindo de poderes de aumento de 4x, 10x, 40x e 100x. A fim de obter o aumento total de uma imagem, você precisa multiplicar o aumento das lentes oculares pelo aumento das lentes objetivas. Portanto, se você utilizar em conjunto uma lente ocular de 10x com uma lente objetiva de 40x, o aumento total é de 10 x 40 = 400 vezes.
5. Braço ou coluna: Está fixado à base e serve de estruturação para o restante do aparelho de microscopia.
6. Platina ou mesa: Serve como apoio para o material a ser observado, possui uma passagem de vidro por onde os raios de luz atravessam e também é dotada de parafusos dentados permitindo o deslocamento do material pela mesma.
7. Condensador e diafragma: São responsáveis pela uniformidade da iluminação e redução ou ampliação da região a ser iluminada.
8. Lâmpada embutida: É a fonte de luz do sistema.
9. Pé ou base: Trata-se do apoio e do ponto de fixação do microscópio.
10. Parafuso macrométrico: É um objeto passível de rotação e permite a movimentação vertical da mesa.
11. Parafuso micrométrico: É responsável pelos movimentos verticais e sutis da mesa, permitindo aperfeiçoar a focagem.
12. Charriot: É responsável pela movimentação lateral da lâmina em observação, sendo possível analisá-la de forma totalitária