Construções
Este conteúdo tem por objetivo, aprimorar o conhecimento, de forma fácil e sintetizada aos curiosos que estão em busca de conhecimento mais específicos, onde irá entender melhor como a Topografia, nas aplicações de Nivelamento Geométrico e Taqueométrico sabendo que os dados e cálculos abrange as diversas submatérias dentro da topografia. NIVELAMENTO GEOMÉTRICO OU DIRETO:
É aquele que se baseia em visadas, obrigatoriamente, num plano horizontal para a obtenção das distâncias verticais. São utilizados a Mira e o Nível ótico nos serviços de campo. É o mais preciso de todos e pode ser em relação a uma superfície fictícia ou real (Geóide).
NÍVEL ÓTICO
Para se iniciar uma operação de nivelamento é de grande importância saber o que se vai nivelar (planimetria definida) e ter um ponto de cota ou altitude conhecida, chamado de RN – Referência de nível.
O nivelamento geométrico pode ser de dois tipos: o Geométrico simples e o Geométrico composto, dependendo do número de posições do nível não terreno. 1.2-NIVELAMENTO GEOMÉTRICO SIMPLES Geometria, segundo a definição de nivelamento.
MIRA
PR ou AI ℓA ℓB ℓRN B A RN
hRN ha hB
Daí, pode-se deduzir a Relação fundamental do nivelamento geométrico:
AI (altura do Instrumento) = ℓRN + hRN hA = AI - ℓA hB = AI - ℓB
A diferença de nível entre os pontos, por exemplo, entre A e B, pode ser obtida pela diferença das leituras na mira ou diferença das cotas ou altitudes correspondentes. Ou seja:
DN = ℓA - ℓB e DN = hB – hA, então: ℓA - ℓB = hB – hA
Esta é a relação fundamental do nivelamento Geométrico.
Então, o nivelamento geométrico simples é aquele em que de uma única estação (ponto onde está o aparelho) podem-se obter as distâncias verticais que se quer determinar.
:
É importante o conhecimento de cada parcela das