microscopio
O microscópio é um instrumento utilizado para ampliar e observar estruturas pequenas dificilmente visíveis ou invisíveis a olho nu. Não se sabe de fato quem o inventou mais se acreditam que o primeiro microscópio foi inventado em 1591 por zackarias Janssen e seu pai que eram fabricantes de óculos. Há vários tipos de microscópio: Entre eles existem o óptico e o eletrônico.
Microscópio óptico
Definições
Microscópio óptico: é um dos instrumentos mais versáteis e utilizados no laboratório de semicondutores. Uma das partes essenciais do microscópio é uma forte luminosa, um sistema de lentes para captar e focar a luz no espécime e uma ocular para ampliar a imagem formada pela objetiva. A iluminação é natural ou artificial. É constituído por uma parte mecânica que suporta e permite controlar e por uma parte óptica que amplia as imagens.
Microscópio composto
Microscópio de luz/ óptico
O microscópio de luz funciona como um conjunto de lentes que ampliam a imagem que é transpassada por um feixe luminoso. Para que a imagem seja formada é preciso que aconteça a interação da luz com o espécime, de forma que este obsorva ou refrate os raios, criando contraste entre o objeto e o meio que o envolve. Componentes ópticos e mecânicos formam o microscópio de luz. Os ópticos são a fonte de luz, o condensador, as objetivas e a ocular, e eles participam direta ou indiretamente da formação da imagem ampliada do objeto na retina do observador. Os componentes mecânicos estabilizam o sistema de lentes que produzirá a imagem, e são eles a base ou pé, o braço, a platina, os parafusos macrométrico e micrométrico, o revolver das objetivas e o canhão da ocular. Os componentes ópticos e mecânicos contribuem conjuntamente para a qualidade da imagem formada.
Estrutura do instrumento
Componentes mecânicos
Pé ou base: Serve de apoio aos restantes componentes do microscópio. Além de sustentar o microscópio em si.
Coluna ou braço: fixo