Microscopia
Título:
Microscópio Luminoso – “Letra de revista”
Objetivo:
Manusear o Microscópio Luminoso
Introdução Teórica:
Partes do microscópio e suas funções
Oculares: contêm as lentes oculares, as quais fornecem um poder de aumento de 10x a 15x, geralmente. É por aqui que você olha através.
Revólver: segura as lentes objetivas e pode ser girada facilmente para mudar o aumento.
Lentes objetivas: geralmente, há três ou quatro lentes objetivas em um microscópio, consistindo de poderes de aumento de 4x, 10x, 40x e 100x. A fim de obter o aumento total de uma imagem, você precisa multiplicar o aumento das lentes oculares pelo aumento das lentes objetivas.
Presilhas: seguram a lâmina no lugar.
Platina: é uma plataforma plana que suporta a lâmina sendo analisada.
Diafragma: controla a intensidade e o tamanho do cone de luz projetado sobre o espécime. Como uma regra geral, quanto mais transparente o espécime, menos luz é requerida.
Fonte de luz: projeta luz para cima através do diafragma, lâmina e lentes.
Base: suporta o microscópio.
Condensador: ajuda a focar a luz sobre a amostra analisada. É particularmente útil quando utilizado em conjunto com as lentes objetivas mais poderosas.
Braço: suporta o microscópio quando carregado.
Botão macrométrico: quando o botão é girado, a platina é movida para cima ou para baixo, a fim de promover um ajuste grosso de foco.
Botão micrométrico: utilizado para um ajuste fino de foco.
Tipos de microscópios
Microscópio Composto:
Um dos miscroscópios mais comuns, o microscópio composto usa duas lentes para ampliar uma estrutura: a lente objetiva e a lente ocular.
Microscópio Óptico:
É também um tipo comum de microscópio. Usa a luz para iluminar estruturas para o observador por meio de lentes de refração e oculares de vidro. Microscópios fluorescentes funcionam pelo mesmo princípio, mas usam um comprimento de onda diferente de luz.
Microscópio Digital:
Um