Micrometro e paquimetro
Paquímetro ou Cálibre de Vernier
É utilizado para medir: comprimentos, profundidades, diâmetros externos e internos de peças, com precisão da ordem de 10-2 mm. Desde que, as extensões das grandezas lineares a serem medidas não ultrapassem 200 mm, o paquímetro é o instrumento que se presta para tal fim.
Descrição do Paquímetro: No cursor (este desliza sobre a haste) encontram-se parte da orelha, o encosto móvel e a gravação da escala especial - Nônio ou Vernier - que permite efetuar leituras de frações da menor divisão da escala. A pressão do dedo polegar contra o impulsor deve ser suave, para que o encosto móvel dê contato com a peça, sem ficar forçado.
Leitura de um Nônio (ou Vernier)
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 escala (e)
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 nônio ( n )
relação entre as escalas principal e do nônio: 9.e = 10.n O que caracteriza o paquímetro é a escala especial acoplada à escala principal. Ela é conhecida como nônio ou vernier, em homenagem aos seus inventores Pedro Nunes e Pierre Vernier. Permite obter medidas lineares (ou angulares - goniômetro) menores que a menor divisão da escala principal. Adotaremos para simplificação: escala especial ( nônio (n); escala principal ( escala (e)
Na figura anterior, a menor divisão da escala principal é e = 1 mm. A escala do nônio, porém, é n = 0,9 mm. É fácil ver que, quando os zeros das escalas coincidem a distância entre dois traços identificados pelo nº1, no nônio e na escala, é igual a 1/10 de milímetro; do mesmo modo, as linhas identificadas pelo nº 2 resultam entre sí, segmento de 2/10 de mm e assim por diante (figura abaixo). 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9