Microfone e Altifalante
Tanto microfone como o altifalante são objetos amplificadores de som, que podem estar conectados ou não.
Funcionamento e constituição:
Microfone:
Quando o som atinge a membrana, esta entra em vibração devido ás ondas sonoras. Como a membrana está ligada à bobina, esta passa a oscilar com a mesma frequência. Durante este movimento, o fluxo magnético do campo criado pelo íman muda, induzindo uma força que dá origem a uma corrente elétrica na bobina do microfone. Esta corrente produzida na bobina apresenta as mesmas características do som original, reproduzindo-o.
Altifalante: Quando a corrente elétrica passa na bobina, entrega sinais elétricos (uma onda sonora), dando origem a um campo magnético que, ao interagir com o campo magnético criado pelo íman, provoca na bobina um movimento vibratório. A bobina está ligada á membrana, e esta passa a vibrar com a mesma frequência e com a mesma intensidade, reproduzindo o som original.
Reciclagem/impacto ambiental
Podemos desfazer-nos de um microfone ou altifalante dando-o a alguém que precise do equipamento ou deixando-o num sítio próprio para o descartar, como um eletrão, visto que, como quaisquer outros objetos eletrónicos, deita-lo para o lixo comum seria prejudicial ao ambiente graças aos seus componentes, como por exemplo, metais pesados.
Vantagens e inconvenientes
Uma das vantagens de usar um microfone/altifalante é de que não se tem de esforçar a voz para conseguir falar para um elevado número de pessoas num grande espaço. Uma das desvantagens é para os ouvintes, que estando muito perto do equipamento o seu alto volume pode estragar a sua audição.
Aplicações
Sendo uma das vantagens dos microfones e altifalantes é aumentar o som, são normalmente utilizados em concertos ou qualquer outra ocasião em que tenha de se falar para muitas pessoas num grande espaço.
Bibliografia:
http://m-fq.blogspot.pt/2010/04/microfone-e-altifalante-fisica-11ano.html