estetica e cosmetica
A flacidez refere-se ao estado mobilizado, frouxo ou lânguido do tecido. Ela pode ser muscular ou cutânea. Quanto à flacidez muscular, um dos fatores que a ocasionam é a falta de exercícios físicos, pois quando os músculos não são solicitados adequadamente, suas fibras atrofiam-se. O sedentarismo é considerado um dos fatores mais freqüentes para seu aparecimento, seguido pela perda de massa muscular e aumento do depósito gorduroso. Esses processos são decorrentes do envelhecimento fisiológico, que tem seu início por volta dos 30 anos.
Quanto à flacidez tissular, percebe-se que a maior incidência de casos é na mulher, devido a fatores hormonais e à gestação. Porém, outros fatores, como o excesso de sol (fotoenvelhecimento), sedentarismo, alimentação inadequada e efeito sanfona, contribuem para o envelhecimento fisiológico, que tem seu início por volta dos 30 anos.
O glúteo máximo e os músculos posteriores da coxa são músculos posturais e, por isso, tônicos. Eles são responsáveis pela manutenção da postura corporal e agem contra a tendência flexora do corpo (devido ao centro do eixo da gravidade). Indivíduos que permanecem muitas horas sentados e não praticam atividades físicas adquirem flacidez muscular, que podem ser acompanhadas de flacidez cutânea.
Outro fator que ocasiona esse processo é o aumento do tecido gorduroso em detrimento da massa muscular. O tecido adiposo, por ser de preenchimento, aumenta seu volume para minimizar o trauma mecânico (passar horas sentada) e o músculo flácido facilita a deposição de gordura.
Maus hábitos alimentares, que geralmente vêm acompanhados de acúmulo de gordura, provocam a perda do manto hidrolipídico, que é responsável pela nutrição da pele, interferindo no processo do aparecimento da flacidez cutânea.
Dentre os fatores que ocasionam a flacidez, destacamos: quadril retrovertido, predisposição genética, idade, maus hábitos alimentares e vestuário inadequado, que dificulta a circulação sangüínea e linfática.
A