Microfone e altifalante
Introdução ……………………………………………………….. 3
I – Microfone
1. Como funciona? a) Microfones a carvão ………………………………………. 4 b) Microfones de indução ……………………………………. 5 c) Microfone de condensador ………………………………. 6
II – Altifalante
1. Classificação dos altifalantes …………………………… 7 2. Como funciona? ……………………………………………. 8
Conclusão ………………………………………………………….. 9
Bibliografia ……………………………………………………….. 10
Introdução
Actualmente, existem diversos meios de comunicação que permitem esta a curtas distâncias. É o exemplo do microfone e do altifalante. Estes funcionam com base em fenómenos electromagnéticos, uma vez que envolvem campos magnéticos e campos eléctricos. O desenvolvimento do microfone foi muito importante para o surgimento de outras invenções nos anos posteriores, como o rádio e a televisão, por exemplo. Além disso, a invenção do microfone foi extremamente necessária nas guerras e nos combates, para transmitir e receber mensagens. É muito provável que sem o microfone, a popularização das bandas e conjuntos musicais seriam inexistentes. Os primeiros altifalantes foram feitos adaptando trompas acústicas de gramofones a auscultadores de telefone. As trompas acústicas tornavam o som mais intenso, permitindo assim que mais do que uma pessoa escutasse.
I – Microfone
Um microfone é um dispositivo utilizado para transformar os sinais sonoros (energia mecânica) em sinais eléctricos (energia eléctrica). É constituído por um íman, uma bobina ou espira e uma membrana ou diafragma oscilante. Os microfones são utilizados em muitas aplicações, como por exemplo no telefone, nos aparelhos auditivos e ainda na transmissão da rádio e da televisão. Existem vários tipos de microfones: a carvão, os de indução, de fita, a condensador e a cristal. Contudo, os mais relevantes são apenas os de indução e os de condensador.
1. Como funciona?
a) Microfones