Microeconomia
INTRODUÇÃO
A Economia é a ciência social que estuda a produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços. Estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. Desta forma, esta ciência está intimamente ligada à política das nações e à vida das pessoas, sendo que uma das principais funções é explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos agentes econômicos, propondo soluções para problemas já existentes.
A Economia é geralmente dividida em dois grandes ramos: a macroeconomia que estuda o resultado agregado dos vários comportamentos individuais e a microeconomia, que estuda os comportamentos individuais, sendo esta última a temática deste trabalho, agregando também uma breve explanação dos que seriam os problemas econômicos fundamentais, visto que a Economia está sempre em busca de solucioná-los ou amenizá-los.
MICROECONOMIA Como foi dito anteriormente, a Economia é dividida em dois grandes ramos: Macroeconomia e Microeconomia. Enquanto a Macroeconomia se considera a evolução dos chamados grandes agregados econômicos (PIB, inflação, desemprego, etc.) e este ramo do conhecimento é de natureza similar à Sociologia, ou seja, busca configurações de interdependência, dividindo a sociedade em grupos amplos – Governo, empresários, banqueiros, trabalhadores – e analisando a sua dinâmica interativa, a Microeconomia adota como princípio organizador dos dados sociais que observa o comportamento racional das pessoas, definido de forma restrita como sendo a otimização das escolhas, feitas por cada indivíduo, para alcançar seus objetivos, supostamente muito claros e indubitáveis para cada um. Estes objetivos são considerados relativamente imutáveis pois o “homo economicus” não tem dúvidas e é constante. A pessoa sabe o que quer e não muda, mudando somente as suas circunstâncias. As