Microeconomia
Disciplina: Cenário Microeconômico
7.1 Teoria da Firma: Estuda o comportamento da unidade do setor de produção.
7.1.1 Conceitos Básicos da Teoria da Firma:
A) Produção: É o processo pelo qual uma firma transforma os fatores de produção (insumos) adquiridos em produtos ou serviços para a venda no mercado.
B) Firma ou empresa: É uma unidade técnica que produz bens.
C) Fatores de Produção (insumos): São bens ou serviços transformáveis em produção. São classificados em:
- Fatores Fixos: Cuja quantidade utilizada não se modifica. Ex: Para a agricultura o fator terra não se modifica.
- Fatores Variáveis: Cuja quantidade utilizada se modifica de acordo com a variação na quantidade produzida. Ex: Para a avicultura a quantidade de ração é variável em relação ao número de aves.
7.2 Teoria da Produção: Refere-se as relações tecnológicas e físicas entre a quantidade produzida e as quantidades de insumos utilizados na produção.
Função de Produção
Qprod. = f (X1, X2, X3 . . ., Xn)
- A função de produção apresenta-se como a relação técnica entre a quantidade física de fatores de produção e a quantidade física de produto em determinado período de tempo
Exemplo: Dada a função de produção Qprod. = x + 5x2 – 0,1x3 de uma indústria que processa “castanha de caju” qual a quantidade de castanha processada (em kg) se nesta empresa trabalham 10 funcionários (valor de x = 10)?
7.2.1 Produção no Curto Prazo
- Situação em que temos fatores fixos e um fator variável: Produção e milho – Terra (fator fixo); Semente (fator variável).
Função de Produção
Qprod. = f (X1, X2, X3 . . ., Xn)
Onde: X1 – Fator Variável
X2 à Xn – Condição “Ceteris Paribus” ou seja fatores de produção fixos.
A) Produção Total: Representa as máximas quantidades do produto que podem ser obtidos a determinados níveis de uso do fator variável mantendo-se fixa a quantidade dos demais fatores.
Graficamente: