microeconomia
1.1 Microeconomia
1.1.2 - Função Demanda. Função Oferta. Equilíbrio de Mercado.
FUNÇÃO DEMANDA DE MERCADO
DEFINIÇÃO
O termo demanda de mercado descreve a relação entre as quantidades de um bem econômico que seriam adquiridas por todos os consumidores num determinado mercado e os valores de diversas variáveis independentes que afetam a compra desse bem.
A quantidade de um bem adquirida num determinado mercado num dado período de tempo, depende de muitos fatores.
Assim, podemos dizer que a demanda por um bem num dado período de tempo, depende do preço do próprio bem, do volume de renda, do preço dos outros bens, do gosto dos consumidores, da temperatura, da propaganda, da distribuição e de muitos outros fatores.
Podemos então expressar a demanda de mercado como:
Qd = f(x1, x2, x3 .........., xn)
Onde Qd é a quantidade que seria comprada no mercado e os xi são os valores das variáveis que afetam a quantidade adquirida.
Por exemplo, a função abaixo é representativa de uma demanda de mercado:
Qd = 200 – 5x1 + 3x2 + 1,5x3
Onde x1, x2 e x3 indicam o preço do bem, o preço de um substituto e a renda dos consumidores, respectivamente.
Observe que a quantidade do bem procurado Qd, variará quando ocorrer alterações nos valores de uma ou mais das variáveis especificadas.
Função Demanda .......................................................................................................... fls. 2
Coeteris paribus (se tudo permanecer como está), podemos afirma que a quantidade demandada de um bem em determinado período de tempo é função do seu preço.
Algumas características importantes de uma função de demanda:
1) A função de demanda é uma construção hipotética que mostra várias quantidades que seriam compradas com vários valores possíveis das variáveis independentes. Somente uma quantidade procurada pode ser realmente observada no mercado.
2) A quantidade demandada é a quantidade máxima que