Microeconomia
Dentro desta linha de análise, observamos então que todas as sociedades sempre se defrontaram, além dos dilemas básicos, com uma tríade de problemas fundamentais, que se inter-relacionam nos níveis econômico, tecnológico e social.
A questão econômica só será plenamente solucionada se houver eficiência tecnológica convenientemente dosada, completando-se através de eficiente sistema distributivo. A solução da questão tecnológica somente alcançará sua plenitude se as opções econômicas e sociais se revelarem lógicas e pertinentes. Como registra Shackle, a eficiência técnica pressupõe a eficiência econômica; nenhum método de produção pode atingir seu mais alto grau de eficiência econômica se não alcançar, para determinada combinação de quantidades de produção, seu mais elevado grau de eficiência técnica. De igual forma, a questão social, intimamente ligada aos problemas do bem-estar, só será também satisfatoriamente solucionada quando integrada à solução das questões econômicas e tecnológicas.
Na Tabela 7.1 resumimos, a partir de seus níveis de referência, os esquemas básicos de solução aplicáveis à tríade dos problemas econômicos fundamentais. Como aí se observa, a solução do problema o que e quanto produzir (ECONÔMICO) implica a adoção de lógicas opções, situadas necessariamente sobre as fronteiras de produção econômica. As unidades de produção instaladas no sistema somente deverão dedicar-se à produção de chá, amendoim, revistas, lã, medicamentos, eletrodomésticos (ou quem por ela esteja decidindo) julgar que esses bens, nas quantidades que estão sendo produzidos, são os que atendem mais adequadamente às necessidades e desejos existentes. Caso contrário, como a finalidade essencial do aparelho produtivo da economia é atender, em escala ótima, as prioridades sociais manifestadas, se esses bens não satisfizerem plenamente às aspirações coletivas, outras opções deverão ser