microeconomia
Microeconomia
Walter Holanda
Aula 01 19/08/2013
DEMANDA E OFERTA
1. Curvas de demanda e oferta
- o mercado é dividido em dois grupos: ofertantes=vendem a mercadoria demandantes=compram a mercadoria
-quantidade ofertada=quantidade que os ofertantes planejam vender. Quantidade demandada=quantidade que os demandantes planejam comprar.
-quando o preço das mercadorias aumentam, a quantidade demandada diminui, uma vez que o preço mais elevado estimula os produtores á aumentar a produção.
Curva de demanda e oferta
-é a relação entre a quantidade demandada e o preço da mercadoria, assim como a relação entre a quantidade ofertada e esse preço.
-a curva de demanda (D) negativamente inclinada indica que, á preços mais elevados, os compradores devem reduzir a quantidade demandada; a curva de oferta (S) positivamente inclinada indica que, a preços mais elevados, os vendedores devem aumentar a quantidade ofertada.
-o ponto de equilíbrio (E) é o preço pE de equilíbrio e a quantidade qE de equilíbrio. A quantidade ofertada =quantidade demandada.
Deslocamentos da curva de demanda
1. Preços de outras mercadorias
Bens substitutos: quando dois produtos têm a mesma finalidade. Ex: carne de boi e carne de frango; viagens de avião e viagens de ônibus. Se o preço de uma mercadoria sobe, o consumidor substitui pela outra; aumentando a demanda desta e diminuindo a demanda daquela.
Bens complementares: São consumidos conjuntamente. Ex: pão e manteiga; camisas sociais e gravatas; café e açúcar. Quando o preço de um bem aumenta, diminui a demanda deste bem e do outro complementar.
2, Renda
-quando a renda aumenta, a demanda aumenta.
3. Preferências do consumidor
-campanhas publicitárias que criem preferência, aumenta a demanda.
4. Expectativas
-se os compradores esperam que o preço de um bem aumentará no futuro, eles podem aumentar a demanda do bem.
Deslocamentos da curva de oferta
1. Preço dos insumos
-quando o