Microeconomia
A Teoria da Produção consiste na idéia de que a quantidade produzida de um determinado produto esta diretamente relacionada à quantidade de insumos (fatores de produção) empregados na fabricação do mesmo. Sendo esses insumos (fatores de produção), elementos como: mão-de-obra, matéria-prima, máquinas e equipamentos e etc.
...
Paralelamente a Teoria da Produção, temos também a Teoria dos Custos de Produção, ou simplesmente Teoria dos Custos. A qual se traduz na idéia de que a quantidade produzida de um determinado produto esta diretamente relacionada aos seus custos de produção. Ou seja, o preço que o produtor paga pelos insumos (fatores de produção), como: mão-de-obra, matéria-prima, máquinas e equipamentos e etc.
...
Estas duas teorias constituem a Teoria da Oferta da Firma Individual, e são de fundamental importância para o produtor. Pois através delas, este conseguirá obter dados cruciais para a formulação do preço que seu produto terá no mercado, bem como, para a análise de qual nível de produção poderá lhe proporcionar maior lucro em sua atividade.
...
Vejamos então estas teorias um pouco mais de perto.
...
A quantidade produzida de um determinado produto irá variar em função da quantidade de cada insumo empregado em sua produção. O que pode ser expresso como:
...
Q = F (x1, x2, x3, ... , xn)
...
Onde:
...
Q = Quantidade Produzida do Produto.
...
x1 = Quantidade empregada no processo produtivo do insumo 1.
...
x2 = Quantidade empregada no processo produtivo do insumo 2.
...
x3 = Quantidade empregada no processo produtivo do insumo 3.
...
xn = Quantidade empregada no processo produtivo do insumo “n”.
...
Obs.: Sendo esta expressão, conhecida como: A Função de Produção.
...
Esses insumos (fatores de produção) utilizados pelas empresas em seu processo produtivo podem ser classificados como fatores de produção fixos ou variáveis.
Onde:
...
a). Fatores Fixos de Produção -