Gottfried leibniz
Gottfried Wilhelm Leibniz
Arthur Zanelato De Araújo
Filosofia. 25/08/2012
Gottfried Wilhelm Leibniz
Leibniz, era filósofo, historiador, matemático, jurista, teólogo e filólogo. Nascido na Saxónia, Alemanha, era filho de um professor de Filosofia Moral na Universidade de Leipzig. Ele Estudou matemática em Iena e na Universidade de Altdorf jurisprudência. Enviado a Paris numa missão diplomática, procurou influenciar Luis XIV par abandonar o projeto de combater a Holanda. Nesta cidade corresponde-se com figuras que estavam no ápice da intelectualidade do tempo, como Galileu, Descartes e Hobbes. Viajou até Inglaterra onde discutiu com matemáticos do circulo de Isaac Newton. Em 1675 voltou à Alemanha, e tornou-se bibliotecário do duque de Hannover. Contando com o apoio e a proteção da princesa de Hanover funda a Academia de Ciências da Prússia. Faleceu em Hannover.
As obras de Leibniz eram muito diversificadas, atribuída a autoria de grandes descobertas, que foram de extrema importância para a humanidade. Na matemática, junto com Newton, foi um dos inventores do cálculo infinitesimal. Inventou também uma máquina de calcular e na física criou o conceito de energia cinética.
A filosofia de Leibniz estabelece uma grande conexão entre a filosofia renascentista e a iluminista, lançando as bases para os grandes sistemas da filosofia contemporânea.
O conceito central da filosofia de Leibniz é a Harmonia Universal identificada com Deus. Vivemos, segundo Leibniz, no melhor dos mundos possíveis. Criado por Deus este só poderia ter escolhido o melhor entre todos os possíveis. O mal é uma carência ocasional e acidental e não existe por si próprio. Todos os seres aspiram à realização plena das suas potencialidades.
Em termos políticos, exaltava uma vasta comunidade internacional, que possa garantir a paz e a difusão do cristianismo.