Filosofia da computação - gottfried leibniz
Biografia
Gottfried Leibniz era filho de Friedrich Leibniz e Catharina Schmuck. Seu pai faleceu quando tinha 6 anos de idade.
Aos 7 anos, Leibniz entrou na escola Nicolai, em Leipzig e foi autodidata em Latim avançado e Grego até os 12 anos. Conforme progredia nos estudos, foram-lhe ensinadas também lógica Aristotélica e teoria de categorização do conhecimento. Leibniz mostrava-se claramente insatisfeito com o sistema de Aristóteles e começou a desenvolver suas próprias ideias em como melhorá-lo. Em 1661, aos 14 anos, Leibniz entrou para a Universidade de Leipzig. Ele estudou filosofia e matemática, retórica, latim, grego e hebraico. Graduou-se bacharel em 1663 com a tese “De Princípio Individui” (sobre os princípios do indivíduo) que: “... enfatizava o valor existencial do indivíduo, que não deve ser explicado pela matéria simplesmente ou pela forma tão pouco, mas pelo seu completo ser.”
Após graduar-se Leibniz conheceu o professor de Matemática Erhard Weigel, também filósofo, e com sua ajuda começou a entender a importância do método matemático de demonstração em assuntos como lógica e filosofia. Weigel acreditava que o número era o conceito fundamental do Universo e suas ideias tiveram consideráveis influências sobre Leibniz.
Em outubro de 1663 Leibniz volta a Leipzig, recomeçando seus estudos em direção a um doutorado em legislação. Ele recebeu o grau de Mestre em Filosofia por uma dissertação que combinava aspectos de Filosofia e lei.
Após obter o título de bacharel em leis, Leibniz trabalhou em sua habilitação em Filosofia. Seu trabalho foi publicado em 1666 como “Dissertatio de arte combinatória” (Dissertação sobre a arte da combinatória). Neste trabalho Leibniz afirmava reduzir todo o raciocínio e descoberta a uma combinação de elementos básicos tais como números, letras, sons e cores.
Ele trabalhou como secretário para a Sociedade Alquímica de Nuremberg por algum tempo tendo então