Microeconomia e Macroeconomia - Estrutura de Mercado
No texto apresentado “Estrutura de mercado do setor supermercadista do Rio Grande do Sul e identificação do seu grau de concentração” foram encontradas as três principais estruturas de mercado sendo elas:
• Concorrência Perfeita
• Monopólio
• Competição de monopolística
• Oligopólio
A que de fato esta enquadrada o mercado supermercadista do Rio Grande do Sul é a Oligopólio.
Mas abaixo uma breve descrição de cada uma das estruturas de mercado:
Concorrência Perfeita: É uma estrutura idealizada – um modelo, como a economia denomina- do mercado de bens e serviços , isto é visa descrever o funcionamento ideal de uma economia, servido de parâmetro para estudo das outras estruturas de mercado.
Monopólio: É considerado o oposto da concorrência perfeita Uma estrutura de mercado monopolista apresenta três características principais: uma única empresa produtora do bem ou serviço, não há produtos substitutos próximos, existem barreiras à entrada de firmas concorrentes.
As barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado podem ocorrer de três formas: monopólio puro ou natural (devido à alta escola de produção requerida, exige um levado montante de investimentos), proteção de patentes (direito único de produzir o bem); controle sobre o fornecimento de matérias primas chaves e tradição no mercado. Uma hipótese implícita no comportamento do monopolista é que ele não acredita que os lucros elevados que obtém a curto prazo possam atrair concorrentes, ou que os preços elevados possam afugentar os consumidores, ou seja, acredita que, mesmo a longo prazo, permanecerá como monopolista.
Uma categoria diferenciada de monopólio é o estatal ou institucional, protegido pela legislação, normalmente em setores estratégicos ou de infraestrutura.
Como em uma concorrência perfeita, o ponto de