microbiologia
A: efeito tóxico; inativa o fator de alongamento de 2 cadeias peptídicas, bloqueando de maneira irreversível a síntese proteica;
B: fixação do A;
- Sem síntese proteica não há ativação dos macrófagos e nem ativação da resposta imunológica;
- Só fica tóxica se lisogenada por bacteriófago que contenha gene (tox);
- Ferro inativa a toxicidade;
2 -sim porque são facilmente encontradas na natureza podem ser produzidas em laboratório e podem durar por um longo período no ambiente . Porque ele é facilmente deciminativo especialmente pelo ar a infecção mais grave é a pulmonar que mata em pouco tempo se não tratado. infecção cutânea- forma uma bolha indolor que se torna uma ulcera negra afeta os gânglios linfáticos. infecção pulmonar semelhante com a gripe e depois forma problemas pulmonares graves e taxa de mortalidade é perto de 100% infecção gastrointestinal- provoca serias dificuldades grastrointestinais , vômitos sanguíneos e diarreias.
3- Listeria monocytogenes (patogênica ao homem) é um bastonete gram-positiva, pequenos, com extremidades arredondadas e não produzem esporos ou cápsulas, se movem rolando entre si mesma. Infecção: Depois de ingeridas, as células colonizam o intestino, são fagocitadas por macrófagos, onde se multiplicam e espalham-se pelo organismo ficando protegidas dos mecanismos de defesa do hospedeiro, o que limita a terapia com drogas.
5) Produz etanol, ácido lático, ácido succínico, ácido acético, CO² e H². As cepas enterotoxigênicas de E. Coli forma uma enterotoxina que produz uma diarréia aquosa devido a mudança no balanço iônico das células intestinais. As cepas enteroemorrágicas de E. Coli produzem toxinas semelhantes a Shiga (responsável pela colite hemorrágica) que causam inflamações no colón, o que torna o rompimento de vasos sanguíneos mais fácil, gerando fezes com quantidades copiosas de sangue.
6) Por