Microbiologia
Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais
Campus Itapetinga – Engenharia de Alimentos
CONTAGEM DE STAPHYLOCOCCUS AURES
Prática nº 2
* ChazyLays Fontes * Lenara Oliveira Pinheiro * Márjorie Castro Pinto Porfírio * Rafael Braga * Thainnane Silva Paiva
Itapetinga
Novembro de 2012
RESUMO O cajá é uma fruta explorada extrativamente, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Durante o processamento da polpa de cajá alguns componentes voláteis, que conferem aroma e sabor característico, podem ser perdidos necessitando, portanto, que tanto o processamento quanto o seu congelamento sejam rápidos. Os métodos utilizados foram Diluição Seriada, Plaqueamento, contagem e coloração de gram. Analisou-se a presença de colônias típica e atípicas de Staphylococcus aureus e foi encontrada uma contagem de 1,25 x 103 UFC/g de colônias atipicas, indicando que as condições higiênico-sanitária foram inadequadas durante a manipulação ou armazenamento da polpa.
1. INTRODUÇÃO
O cajá encontra-se dispersa nas regiões tropicais da América, África e Ásia, sendo no Brasil encontrado principalmente nas regiões Norte e Nordeste (Sacramento &Souza, 2000).
Segundo ALVES, et. al.200, atualmente a polpa congelada de cajá é uma das mais apreciadas a nível nacional e a demanda a cada dia aumenta, apesar de inexistência de plantios comerciais. Devido à sua elevada acidez o cajá é pouco consumido ao natural, mas principalmente na forma de polpa, suco, picolé, sorvetes e néctar. A sua madeira pode ser utilizada em marcenarias, enquanto a casca, os ramos e as folhas possuem propriedades medicinais (Sacramento & Souza, 2000). Estudos recentes de nutrição mineral da cajazeira no Estado da Paraíba demonstraram que a cajazeira responde positivamente a adubação fosfática e potássica, obtendoa máximaproduçãode frutos comas doses 148,06 e 30 g planta-1 de K2O e P2O5, respectivamente