microbiologia
A sífilis ou lues1 é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum. A principal via de transmissão é através do contato sexual, mas também pode ser transmitida da mãe para o feto durante a gravidez ou no momento do nascimento, resultando em sífilis congênita.
A sífilis pode ser tratada efetivamente com antibióticos, especialmente a penicilina G, de preferência por via intramuscular ou via intravenosa se for um caso de neurosífilis, ou ainda ceftriaxona para aqueles que têm alergia à penicilina e doxiciclina ou azitromicina por via oral.
FEBRE REUMÀTICA
A febre reumática é uma doença inflamatória que se desenvolve após uma infecção pela bactéria estreptococo (como faringite estreptocócica ou escarlatina). A doença pode afetar o coração, as articulações, a pele e o cérebro, é comum em todo o mundo e é responsável por muitos casos de lesões nas válvulas cardíacas.
A febre reumática afeta principalmente crianças de 6 a 15 anos e ocorre aproximadamente 20 dias após a faringite estreptocócica ou escarlatina.
Se seu diagnóstico for febre reumática aguda, você será tratado com antibióticos.
Medicamentos anti-inflamatórios, como aspirina ou corticoides, reduzem a inflamação para ajudar a controlar a febre reumática aguda.
Pode ser necessário tomar pequenas doses de antibióticos (como penicilina, sulfadiazina ou eritromicina) a longo prazo para evitar que a faringite estreptocócica volte.
Sintomas de Febre reumática
Dor abdominal, Febre, Problemas cardíacos, que podem não apresentar sintomas ou causar falta de ar e dores no peito, Dor nas articulações, artrite (principalmente nos joelhos, ombros, tornozelos e punhos), Inchaço, vermelhidão ou calor nas articulações, Sangramentos no nariz (epistaxe), Nódulos cutâneos, Erupção na pele do tronco e parte superior dos braços ou pernas, Erupções com formato de anel ou de serpente, Coreia de Sydenham (instabilidade emocional, fraqueza muscular e movimentos rápidos,