microbiologia
O crescimento celular é definido como o aumento coordenado de todos os constituintes celulares. Este aumento pode estar associado ao aumento do tamanho de uma célula ou do número de células, em consequência da multiplicação celular, ou a ambos. O crescimento microbiano é normalmente associado ao crescimento de uma população de células de um dado microrganismo, ou seja, com o aumento do número de células da população.Grande parte dos microrganismos multiplica-se por fissão binária ou por gemulação, em resultado do que uma célula dará origem a duas ao fim de um certo tempo, tempo de geração ou de duplicação.
As células se reproduzem por fissão binária, processo no qual uma célula parental se divide para formar duas células filhas. Devido a esse fato, dizemos que as bactérias possuem crescimento exponecial.o termo de duplicação varia de 20 minutos para Escherichia coli a mais de 24 horas para Mycobacterium tuberculosis. O tempo de reprodução não varia apenas entre espécies, mas também com a quantidade de nutrientes, a temperatura, o pH e outros fatores ambientais.
O desenvolvimento bacteriano é simples, por processos assexuais e, por isso, muito rápido em condições ambientais favoráveis. Esta situação cria um problema no caso dos agentes bacterianos patogênicos, que pretendemos combater, uma vez que lhes permite uma rápida propagação e infecção do hospedeiro, bem como uma maior facilidade de resistência a agentes anti-bacterianos nas gerações seguintes. Interessa, pois compreender quais os fatores que favorecem e controlam o seu crescimento. O crescimento bacteriano é influenciado por vários fatores ambientais, destacando-se o alimento, a temperatura, a umidade, o pH e o oxigênio. Cada um destes fatores é importante e pode limitar o crescimento, determinando o desenvolvimento bacteriano.