microbiologia
Microscópio é um instrumento de ótica destinado à ampliação e observação de pequenos objetos. A ampliação consiste no aumento em grande proporção dos diâmetros aparentes dos objetos a observar.
O desenvolvimento e aperfeiçoamento da microscopia eletrônica estão intimamente associados ao progresso alcançado pela Biologia, nos últimos 100 anos. O microscópio eletrônico possibilitou a observação direta de aspectos ultraestruturas das células até então desconhecidos.
Existem dois tipos de microscópio cada tipo possui técnica de preparação de material para exame que oferece vantagens específicas na demonstração de material de certos elementos morfológicos.
A dois tipos básicos de microscópio: simples e os compostos. Simples conhecido por suas lupas, ampliadores ou lentes de ampliação. O microscópio composto consta, em essência, de um sistema ótico formado por dois conjuntos de lentes. Esses conjuntos são os da objetiva, voltada para o objeto e que forma no interior do aparelho a imagem do mesmo, e a ocular, que permite ao observador ver essa mesma imagem.
1. Componentes do microscópio
O microscópio óptico possui componentes mecânicos e ópticos, que em conjunto, compõe a estrutura que sustenta e permite o aumento das imagens colocadas nas lâminas. Mas, para que tudo isso aconteça, é importante destacar cada um dos componentes. Segue a imagem representativa dos principais componentes do microscópio:
Base;
Braço
Tubo ou canhão;
Revolver;
Mesa ou platina;
Botão macrométrico e botão micrométrico;
Oculares;
Objetivas;
Condensador e fonte luz.
Propriedades ondulatórias dos elétrons Em condições apropriadas, os elétrons apresentam propriedades ondulatórias, que, assim como a luz visível, encontram-se associados a um comprimento de onda, cujo valor é de, aproximadamente, 0,005 nm. Desta forma tem-se uma melhoria cor- respondente no poder resolvente. A comparação deste valor com o comprimento de onda da