perfis de competencias
NOME
TIA
Haroldo Rodrigues
71421998
Leandro Novais
71422420
Josiane Gama
71422358
Rosilaine Machado Borges
71422013
Simone Carla
71422722
Introdução
Na era do conhecimento o que mais adiciona valor aos produtos e serviços são as atividades inteligentes e não as rotineiras (Fleury e Fleury,
2000).
Devido a este cenário, as empresas estão se organizando para poder dar respostas eficazes e rápidas, aos problemas ambientais, referentes à competição e posicionamento de mercado.
Fazendo com que os projetos ganhem importância.
Práticas no gerenciamento de Projetos
O PMBoK (2000) em seu capitulo dedicado ao gerenciamento dos recursos humanos, propõe processos necessários para fazer o uso mais efetivo das pessoas envolvidas com o projeto. Assim, o desenvolvimento das competências relacionadas ao projeto se faz importante e administrálas se torna essencial para seu sucesso.
Para caracterizar as práticas de gerenciamento de projetos, principalmente em relação às competências de equipes, vamos demonstrar o resultado de uma pesquisa realizada com 106 gerentes e técnicos de projeto de empresas de diversos setores, destacando os seguintes pontos: identificação dos aspectos relevantes para a formação de competências em equipes de projetos e apresentação de um quadro analítico que ajude membros de equipes de projetos a desenvolverem suas atividades.
Competências: síntese da discussão teórica
A palavra competência vem do latim, competere. O conceito de competências pode ser visto, inicialmente com a decomposição da palavra em latim: com, cujo significado é conjunto e petere, cujo significado é esforço.
Competência como fonte de valor para o individuo e para a organização
Fleury & Fleury 2000
Abordagem de competências no contexto do gerenciamento de projetos
Frame (1999) sugere três tipos de competências em gerenciamento de
projetos: