microbiologia
Disciplina: Microbiologia Básica teórica
Nome:Sabrina vale silva e Iagra Mayara
Métodos para controle
Do crescimento microbiana
Fortaleza- CE
2014
Introdução
Há cerca de 100 anos iniciou-se esse controle, a partir de estudos feitos por Louis Pasteur e Joseph Lister, sendo aplicado a indústria, área laboratorial e hospitalar. A escolha do método de controle microbiano depende do material e do nível de controle que se deseja obter. O controle de microrganismos significa redução da carga microbiana e até mesmo morte e perda da capacidade reprodutiva, tendo como alvos celulares, a parede celular; membranas citoplásmicas; enzimas e proteínas; RNA e DNA.
Métodos de controle do crescimento microbiano
O crescimento celular pode ser controlado por diferentes métodos:
Métodos físicos: Temperatura, radiação, filtração. Desscação, remoção de oxigênio e Vibração ultrassônica.
Métodos químicos: Desinfetantes, antissépticos preservativos usados em alimentos.
Existe uma variação muito grande em termos de sensibilidade entre os microrganismos e os endósporos dos procariotos aos métodos físicos e químicos de controle.
Príon é uma proteína simples. Não são considerados seres vivos, porque não tem genoma, mas são infecciosos, causando sérios distúrbios, e, portanto é alvo dos processos de desinfecção e esterilização.
Métodos físicos: Os métodos físicos são muito utilizados para promover a descontaminação a desinfecção e a esterilização. Os métodos mais utilizados para atingir estes objetivos usam como principio o calor, as radiações e a filtração.
Temperatura: Calor seco e úmido
O calor é um dos mais importantes métodos para o controle do crescimento para eliminar os microrganismos. Acima da temperatura ideal de crescimento o calor vai promover a desnaturação de proteínas estruturais e enzimas, levando a perda da integridade celular à morte.
O calor seco elimina os