microbiologia
Patrícia Sbano Renata Gudergues Ryanna Soares Thalita Martins
Introdução
As bactérias estão em todos os lugares. Podendo ser encontradas isoladas ou em colônias. As bactérias apresentam algumas estruturas como:
Pili: estrutura facultativa de pêlos Ribossomos: síntese proteica
Cápsula: estrutura facultativa que seu existencia depende do metabolismo da bactéria
Parede Celular: responsável pela forma bacteriana, proteção com a regulação do transporte de substâncias e contra choques e responsável por patogenicidade.
Flagelo: estrutura facultativa que promove motilidade à bactéria Citoplasma: onde se encontra o DNA e as proteínas dispersos Vacúolo
Plasmídeo: é uma estrutura facultativa de DNA extracromossômico, proporcionando funções como proteção, síntese de substratos ou mecanismos que aumentem a virulência.
Nucleóide: sendo que o núcleo está disperso no citoplasma Membrana Plasmática
Certas organelas que são facultativas permitem a bactéria uma vida mais prolongada, uma vez que indetendente de sua patogenicidade para humanos e animas, proporcionam benefícios de sobrevivência para a bactéria
Objetivos:
Os objetivos nessa prática foram permitir a análise de diferentes contaminantes de ar ou objetos, visualizando a partir de um meio nutritivo a evolução de bactérias e/ou fungos.
Materiais Utilizados:
Placas de Petri Ágar Nutritivo Ágar Batata Swab
Metodologia:
Utilizando placas de Petri contendo Ágar-Dextrose-Batata e Ágar Nutritivo, inocula-se a amostra retirada com o auxílio de um swab de modo a espalhar por toda a placa o contido. Para meios de inoculação muito secos, utiliza-se a solução salina no swab de modo a umedecer o meio para maior fixação do inoculo na placa de Petri. Fecha-se bem a placa e coloca-se a mesma em temperatura apropriada e ao abrigo da luz.
Utilizando placas de Petri contendo Ágar-Dextrose-Batata e Ágar