Microbiologia
IZABELA TODESCATT TUSSI
RAFAELA CARRELLI CHIAMULERA
PROJETO DE PESQUISA
Xanxerê – SC
2013
PROJETO DE PESQUISA
Projeto de pesquisa, apresentado ao componente curricular de Metodologia da Pesquisa, ministrado pela Professora , do curso de Medicina Veterinária, da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de Xanxerê.
Orientador:
Xanxerê-sc
2013
Sumário
1 TEMA
CAUSAS ETIOLÓGICAS DA BRUCELOSE BOVINA
Considerando que a sanidade dos rebanhos é um fator fundamental da produtividade atual, as doenças têm afetado diretamente na reprodução bovina, desenvolvimento e produção dos animais, levando em conta que os agentes etiológicos estão disseminados nas propriedades em geral, por isso os devidos cuidados com a higiene, vacinação e desinfecção das áreas contaminadas são extremamente importantes para evitar qualquer tipo de doença que venha acometer a criação.
Atualmente, a prevenção dos agentes etiológicos e das doenças está se tornando mais acessível aos produtores em consequência da modernização e dos estudos relacionados a saúde e bem estar animal na área de Medicina Veterinária. Testes, pesquisas e estudos são feitos anualmente para manter o controle de doenças como a brucelose que infecta tanto bovinos como suínos, ovinos, caprinos e o homem, sendo uma importante zoonose.
A brucelose é uma das doença mais comum em bovinos ocorrendo em animais de todas as idades, porém os bovinos leiteiros e sexualmente maduros são mais susceptíveis a infecção. A transmissão ocorre através da ingestão, penetração da pele e conjuntiva e também pela contaminação do úbere durante o processo da ordenha podendo contaminar tanto o homem que manipula os tetos quanto os animais que vão ser ordenhados.
Para verificação da brucelose são realizados testes, como o teste do anel do leite que identifica a presença de diversos