microbiologia
Para a preparação da gelatina Agar MH da placa de Petri que usamos para semeadura (isolamentos de espécie e contagem de colônias) diluímos 5,7g de Agar MH em 150mL de água destilada.
Calculo:
38,0g -------- 1000mL X -------- 150mL X: 5,7g de Agar MH
Técnica de Semeadura
Isolamento de espécie: Semeamos a cultura em 3 estrias na placa, flambamos a alça e deixamos esfriar, com a alça esterilizada coletamos uma amostra da colônia para semear transferimos até a metade da placa, com movimentos de zig-zag. Quando atingir a metade, girar a placa 90° e estriar até a metade (1/4 da placa), girar mais 90° e estriar o meio restante.
Contagem de Colônias: Flambamos a alça, deixamos esfriar,com a alça esterilizada coletamos uma amostra da colônia para semear, transferimos para a placa inicialmente traçamos um risco na vertical e em seguida com movimentos zig-zag horizontalmente estriando a placa de uma extremidade a outra até o final.
Obs.: com intervalos pequenos
Conclusão
Logo após semearmos nas duas técnicas de semeadura colocamos as placas dentro da estufa para o crescimento das bactérias. Um isolamento bem feito é fundamental no processo de identificação das bactérias.
DADOS CURRICULARES DO AUTOR
Renato Fernandes Galdiano Júnior – Filho de Valdete dos Anjos Galdiano e Renato
Fernandes Galdiano, nasceu aos 22 de março de 1984, no município de Ribeirão Preto,
Estado de São Paulo. Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Faculdade de
Ciências Agrárias e Veterinárias – Universidade Estadual Paulista, no ano de 2006.
Ingressou no programa de pós graduação em Agronomia (Genética e Melhoramento de
Plantas), na mesma instituição, a partir de março de 2007.