microbiologia
A inflamação é uma resposta complexa a um agente nocivo, que pode ser provocada por micróbios, toxinas e células necróticas. Ocorre sempre em tecidos vascularizados. Envolve o recrutamento e ativação de várias proteínas plasmáticas e células. Depende de mediadores químicos. É uma resposta protetora. Causa lesão tecidual. Está associada a doenças infecciosas, imunológicas, vasculares e trauma. O tempo de duração e a intensidade do agente inflamatório determinam diferentes graus ou fases de transformação nos tecidos, caracterizando uma inflamação como sendo, por exemplo, do tipo agudo ou crônico. Os sinais cardinais da inflamação são: Calor, Rubor, Tumor e Dor. Calor; vasodilatação, aumento do metabolismo celular. Rubor; vasodilatação, hiperemia. Tumor; vasodilatação, extravasamento de fluido (permeabilidade), influxo celular (quimiotaxia). Dor; Liberação de mediadores afetam terminações nervosas. Causando perda de função.
2) Etiologia e mecanismos de ação dos agentes flogógenos.
3) O que se entende por fenômenos irritativos na inflamação?
Têm, como característica fundamental, a mediação química, ou seja, fenômeno em que ocorre a produção e/ou liberação de substâncias químicas diante da ação do agente inflamatório. Essas substâncias atuam principalmente na microcirculação do local inflamado, provocando, dentre outras modificações, o aumento da permeabilidade vascular.
4) Mediadores químicos da inflamação: citar os principais indicando os mecanismos de liberação, locais de atuação e importância na inflamação.
Mediadores de ação rápida: liberados imediatamente após a ação do estímulo agressor. Têm ação principalmente sobre os vasos e envolvem o grupo das aminas vasoativas.
Aminas vasoativas: originárias do tecido agredido. Atuam sobre a parede vascular, não exercendo quimiotaxia sobre os leucócitos, como alguns mediadores de ação