Microbiologia
Quando realizada em câmara de Neubauer:
1. Pipetar 400 microlitros de Türk ou ácido acético em tubo de ensaio; 2. Pipetar 20 microlitros de sangue homogeneizado; 3. Limpar o excesso de sangue da parte externa da ponteira com gaze ou papel e adicionar o sangue no tubo de ensaio com o diluente; 4.
Montar a câmara de Neubauer e preencher um dos lados com a diluição homogeneizada
(Fig.1); 5. Contar os quatro quadrados laterais maiores (Fig. 2 e 3) e multiplicar por 50.
CÁLCULO DA CONTAGEM TOTAL DE LEUCÓCITOS:
Área de cada quadrado maior: 1mm2
Profundidade: 1/10mm
Diluição: 1:20.
Número total de leucócitos =
Número de células contadas x 10 (altura) x 20 (diluição) / 4 (número de quadrados) no total de leucócitos x 50 = no total de leucócitos/mm3 (ou microlitro – L) de sangue.
Contagem total de eritrócitos:
Proceder da mesma maneira, porém utilizar 4 mL (4.000 microlitros) de diluente. Os diluentes que podem ser utilizados são a solução de Marcano (carnívoros e eqüinos),
Gower (ruminantes), ou a Sol. Fisiológica (se realizada a contagem imediata). Contar as hemácias de 5 quadrados médios centrais. Somar o resultado de cada um dos 5 quadrados médios ((Fig. 2 e3) e multiplicar por 10.000.
CÁLCULO DA CONTAGEM TOTAL DE ERITRÓCITOS:
Área do quadrado central maior: 1mm2 Profundidade: 1/10mm
Diluição: 1:200.
Número total de hemácias =
No de células contadas x 10 (altura) x 200 (diluição) x 5 (5 de 25 quadrados médios) no de hemácias contadas x 10.000 = no total de hemácias/L) de sangue.
Hematócrito ou Volume Globular
Método do Micro-Hematócrito
1. Encher dois terços de um capilar com sangue mais anticoagulante homogeneizado. 2.
Limpar a extremidade com gaze ou papel higiênico. 3. Fechar a extremidade do tubo na chama, protegendo o sangue com o dedo e rotacionando lentamente o tubo para que ele feche por igual, sem formar deformações na ponta do capilar. 4. Centrifugar por 5 minutos